A chegada da Primavera


O Equinócio de Primavera (também conhecido como Ostara ou Eostre) é uma celebração pagã celebrada originalmente por diversas culturas pré-cristãs. Essa data era celebrada pelos germânicos em honra à Deusa Ostara. Entre os celtas era um dos oito festivais sazonais sagrados. Na Wicca e em outras tradições neopagãs a data também é celebrada de diversas maneiras, mas com o intuito principal de agradecer pelas bênçãos de fertilidade e iniciar novos plantios. 

No Hemisfério Norte o equinócio de primavera ocorre no dia 21 de março. No Hemisfério Sul ocorre no dia 21 de setembro. Aqui no Piauí não temos as quatro estações bem definidas, mas há um consenso quanto a celebração da data. Grande parte dos neopagãos piauienses adota o mesmo calendário de celebrações do hemisfério norte, por se adequar mais à realidade local. O Piauí está localizado geograficamente bem próximo à linha do Equador, por isso a primavera é celebrada em 21 de março. 

O simbolismo dessa data está relacionado ao despertar da energia vital da Mãe Terra, o desabrochar das flores e dos sentimentos de equilíbrio e renovação. No Piauí, essa é uma época de plantio, especialmente porque é um período em que as chuvas ficam mais intensas no Estado. Mas esse plantio vai muito além de uma simples semente enterrada no chão. 

Devemos incluir nos nossos plantios o amor, as promessas, as esperanças e as decisões importantes, pois este é o momento em que a Terra e a Natureza despertam para uma nova vida. Você, como filho(a) da Mãe Terra, não pode ficar de fora desse despertar, pois ignorar o desabrochar das flores é o mesmo que ignorar as bênçãos que os Deuses lhe oferecem.

Conheça a seguir uma lista de alimentos relacionados à Primavera, bem como o simbolismo de cada um:
 * Ovos de Chocolate; Ovos de Codorna; Ovos de Galinha (Simbolismo: Fertilidade, Renascimento, Reprodução, Vida)
* Biscoitos; Rosquinhas; Cupcakes (Simbolismo: Prosperidade)
* Frutos do Mar e Peixes em Geral (Simbolismo: Fartura, o cardume representa a união e a comunidade)
* Azeite de Oliva (Simbolismo: Força, preciosidade, vitória)
* Pães; Tortas; Bolos e Queijo (Simbolismo: Partilha, Fartura, Presença Divina)
* Doces (Simbolismo: Vida Nova, Infância, Alegrias)
* Grãos (Simbolismo: Fertilidade da Terra, Reprodução, Energia, Renovação)
* Achocolatado; Vinhos; Rum (Simbolismo: Êxtase, Partilha, Alegria)
* Leite de Vaca (Simbolismo: Fartura, Força, Energia, Fertilidade da Terra)
* Frutas secas/ Cristalizadas e Compotas (Simbolismo: Resguardo, Prosperidade, Fortalecimento)

A Vila Pagã, primeira Colônia Pagã da América Latina, também segue o calendário nortista e, na imagem a seguir, temos uma boa explicação para essa tradição baseada nas pistas da Natureza.



Para se inspirar com a energia da Primavera, veja a seguir o vídeo com a animação "A Deusa da Primavera", um curta-metragem de animação de Walt Disney da série Silly Symphonies, de 1934, que reconta o mito grego do Rapto de Perséfone pelo deus dos mortos, Hades.

Comentários

  1. Achei seu blog nas minhas voltas pela net. Adorei! Achei muito bom a forma que colocas as informações aqui. Com toda certeza seu blog fará parte das minhas leituras diárias.

    Beijinhos e luz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas